O Mosaico


Fachada  de uma Farmácia em Barcelona
                     Introdução 

A Técnica do mosaico oferece grandes possibilidades no mundo da decoração. Disciplina artística dotada de uma linguagem particular, permite a obtenção de resultados muito pessoais, onde os limites são da própria criatividade. As obras em mosaicos adaptam-se em qualquer estilo e interagem-se plenamente na decoração, enaltecendo-a com os valores próprios deste meio. Artisticamente podem obter-se resultados de grande complexidade, se bem que existam opções para todos os níveis de destreza. O domínio é definido pelo controle dos valores da linguagem e da técnica, que se adquire através da prática constante, bem como o conhecimento da história.

É inegável o interesse que existe atualmente pelo mosaico bem como os múltiplos resultados decorativos que oferece. Desde meados da década de 80, o mosaico tem vivido um ressurgimento espetacular, convertendo-se num recurso válido para decoração em qualquer ambiente. No mundo atual valorizam-se as "peças únicas", peças realizadas à medida para um determinado lugar, que integram numa decoração criativa e única, em contraste com a decoração esterotipada realizada com o bjetos fabricados em série. Cumpre relevar a crescente importância no trabalho manual, que constitui um valor em si mesmo, bem como o valor comercial que a nossa sociedade outorga à arte e ao artesanato.

Tradicionalmente, a linguagem do mosaico enquanto disciplina artística, é semelhante a da pintura visto que utilizou historicamente, uma linguagem bem similar. Contudo, apresenta seus valores póprios que são: desenho , cor, disposição, constraste, textura entre outros.
 


Obra de Miró e Gaudí
Desenho

A realização de qualquer mosaico exige um projeto prévio que evolui a partir de um desenho, mediante a elaboração de um esboço final. Nele se traspõem os valores que se desejam transmitir, optando por enfatizar os componentes  que inspiraram a escolha ou criação da representação ou aqueles que com que interess trabalhar. A escolha depende de critérios estéticos.

O Desenho de qualquer representação intervêm quatro componentes básicos: Forma, Linha, Perfil e Cor. A Forma refere-se à figura do objeto que deseja representar. A linha serve para definir e marcar os limites da obra, bem como para representar as suas partes ou elementos. O Perfil marca asilhueta e a Cor faz a referência dos valores cromáticos da cena.


Obra de Gaudí

A Cor

Recurso que oferece as maiores e mais interessanes possibilidades na criação de mosaicos. A cor é a sensação produzida no olho do espectador pela luz refletida numa superfície. A cor é a forma como captamos a luz que as superfícies à nossa volta refletem e , por isso, influenciam a nossa percepção do mundo.

As cores transmitem sensações e influenciam o estado físico e psicológico das pessoas, induzindo sensações de irritação, tensão, prazer, relaxamento, espiritualidade, paixão, entre outras.

No processo de criação artísitca, a opção por qualquer cor leva sempre implícita uma mensagem emocional. O uso de cores e suas infinitas combinações requer sempre uma reflexão realizada a partir da investigação para que, em cada caso, se convertam no suporte do que se deseja transmitir.

Obra  de Antoni Gaudí - Barcelona

O Contraste

No mosaico,  o contraste é entendido como a contraposição e oposição pelas diferenças notórias que apresentam duas coisas. Assim, é possível obter contrastes mediante cor e tom, combinando peças semelhantes de diferentes materiais e a partir do padrão, ou seja, da  disposição e da direção das peças ou tesselas (cacos). Também, mediante a combinação de diferentes materiais, a partir das caracterísitcas que lhe são próprias, quanto a superfície, volume, e qualidades dos materiais, tais como, textura, brilho, transparência ou opacidade.

O contraste é um elemneto daquilo que se pretende transmitir e forma parte da interpretação do mosaico, pelo que se deve ser planejado. O êxito radica na premissa de que os opostos se complementam  e se combinam.



A Textura

A textura é uma qualidade própria da superfície dos materiais. As texturas revelam-se como ferramentas para realçar o que se deseja transmitir, seja pela criação de contrastes, separação de zonas ou realacionando partes da obra. Os efeitos são obtidos utilizando-se materiais diferentes ou manipulando os mesmos materiais mediante o corte e cobertura.
                                                                                    
  

                                             A Disposição


 A maneira de dispor  e situar as peças sobre a superfície  para realizar um mosaico é a parte essencial desta arte e um elemento primordial no desenho e posterior execução da obra. A disposição cria uma série de linhas entre as peças, definindo as suas dimensões e asua forma. As linhas, por sua vez,  realçam a estrutura ou padrão e definem o ritmo da composição.