Como Aplicar







Como Aplicar o Mosaico em Pisos ou Paredes



1. Riscar com lápis a área onde será  aplicado o mosaicos

2. Preparar a argamassa com água como se fosse uma massa de bolo, deixando-a com uma consistência maleável para espalhar sobre a parede ou piso.

3. Aplicar uma camada de argamassa dentro da área riscada (exatamente a forma do desenho) de maneira suficiente para a massa penetrar até a metade da espessura das peças. Logo após fazer riscos leves na argamassa.


  • Usar Argamassa tipo II - ACII  para aplicação em ambientes internos e externos. Usar argamassa tipo III - ACII, para áreas de piscinas ou onde existe variações climáticas relevantes, além de  excesso de sol e chuva.

4. Aplicar o mosaico certificando-se que todas as peças estejam coladas com  muita  atenção para bordas e cantos.Usar um martelinho de borracha para assentar as peças até que amassa se espalhe mas sem cobrir a superfície.  Em caso de paredes, após aplicação, moldar todas as laterais com a massa (contorno).

5. Limpar delicadamente todo o excesso de argamassa sobre o mosaico com pano macio e umedecido.

Rejuntar


1. Rejuntar no mínimo após 24 horas ou quando a argamassa já estiver completamente seca.

  • Usar um rejunte de boa qualidade, dentro do prazo de validade, flexível e liso, na cor adequada para o trabalho. A cor do rejunte é primordial para o resultado final do mosaico. O ideal é optar pelos tons mais neutros, contudo cada caso é um caso e sempre devemos levar em conta o entorno onde será aplicado.   
  •  Tons mais escuras como o grafite ou cinza escuro irão apenas  uniformizar o trabalho, deixando-o com o aspecto exatamente como antes do rejuntamento.Tons  mais claros como areia ou cinza platina irão clarear o desenho    
  • Não aconselhamos rejuntar de branco puro principalmente em áreas externas. Existem tons próximos do Branco que irão proporcionar um resultado final muito mais interessante.                  
2. Preparar o rejunte como se fosse uma massa de bolo, cuidado para não deixar muito mole; o ideal é que fique com uma consistência  firme e maleável.


3. Aplicar o rejunte com ajuda de uma espatula por toda a superfície do desenho, preenchendo os intervalos entre as peças.

4. Retirar o excesso do produto, esperar secar de 15 a 30 minutos, limpar a superfície com uma esponja macia e úmida, por último passar um pano úmido e também macio, tirando todos os excessos e resíduos.

5. Esperar secar 24 horas para molhar ou lavar e não utilizar produtos químicos fortes durante 2 meses.


Dicas Importantes 

  • A base ideal para áreas externas deve ser ardósia, cerâmica, concreto e placas cimentícias pois suportam as agressões e variações do tempo.
  • Para trabalhos com base em cerâmicas como cubas e fruteiras, a cola ideal para fixação das peças é a argamassa tipo II  ou III
  • Para base de ardósia e trabalhos dentro de  piscina, deve-se usar somente argamassa tipo III
  • A base de MDF é adequada somente para áreas internas
  • Recomendamos material para aplicação de boa qualidade, jamais podem estar fora do prazo de validade ou armazenado incorretamente
  • Recomendamos as marcas Portobello, Quartzolit e Fortaleza para aplicação dos mosaicos
  • Não utilizar verniz ou qualquer tipo de resina para piso, sobre o  trabalho de mosaico

Para mais informações entre em contato com  artemosaicos@live.com





Um comentário:

  1. Olá Boa tarde! Eu sou de Campo Grande -MS, e estou começando a fazer mosaico, estou amando! Tenho grande admiração pelos seu trabalhos, são magníficos!! Reparei que tanto você quanto outros mosaicistas fazem alguns mosaicos na maioria, colando como base em cima de uma redinha... gostaria de saber que tipo de rede é essa e onde posso encontrá-la?? Se puder me dar essa ajuda eu agradeço! Pode me responder no emu email anapauladuchini@gmail.com

    ResponderExcluir