terça-feira, 26 de julho de 2011

Mosaicos De Gaudí



Antoni Gaudi foi um dos maiores representantes do modernismo, estudou arquitetura em Barcelona onde deixou a maioria de suas obras. Desde suas primeiras realizações, mostrou interesse por um dos princípios formais importantes da nova corrente: a unidade do objeto  artístico e os laços entre o artista e o artesão. Gaudí parte de uma concepção globalizada da arquitetura - ela não é unicamente estrutura, integra também ornamentação.


Quando criança, teve reumatismo e acabou ficando impossibilitado de participar das brincadeiras com outras crianças. Por esse motivo, passava muitas horas de seu tempo livre observando os animais e plantas, o que lhe fez adquirir um censo muito aguçado sobre os princípios do naturalismo. A esse respeito, Gaudí escreveu: " A linha reta é uma invenção do homem, a natureza não nos apresenta nenhum objeto monotonamente uniforme".


Apesar das formas orgânicas terem sido sua maior fonte de inspiração, Gaudí também buscou estímulos na arte gótica, nos livros medievais e na arte árabe. As primeiras obras de Gaudí são as mais influenciadas pelo estilo mourisco, sendo o mosaico um elemento bastante frequente na sua decoração de ambientes internos e fachadas. Suas principais realizações foram: A Casa Vicens, Palácio Guell, Parque Guell, Casa Batlô, Casa Milá, Palácio de Astroga, Casa de Los Boines. 

O Parque Guell, situado em Barcelona, é um reflexo da plenitude artística de Gaudí. Pertence a sua etapa naturalista datadas na primeira década do século XX, período no qual o arquiteto aperfeiçoou o estilo pessoal, inspirando-se nas formas orgânicas da natureza, pondo em prática uma série de novas soluções estruturais, com grande liberdade criativa e imaginativa criação ornamental.


Os mosaicos do Parque Guell,  são de excelência e grande riqueza artística, conjugam estrutura e arte harmonicamente, propondo  forma e  estética de maneira impecável. Segue algumas ilustrações.



 Detalhes em mosaico do banco circular





Banco circular do parque Güell
      




Banco circular em mosaico 

Fonte ¨
Detalhes da arquitetura

domingo, 17 de julho de 2011

Mosaico - Origem -

Teodora - Obra Bizantina
O mosaico tem origem indeterminada, é uma arte milenar, cujo primeiros testemunhos conhecidos remontam à pré-história, teve um grande  apogeu no Império Romano e posteriormente no Império Bizantino, ambas civilizações se apropriaram do mosaico para decorar muros, paredes, solos e objetos, com excelência   a qual  favoreceu  inestimável valor artístico  à arquitetura das respectivas eras. Até o fim dos séc XIX, o mosaico era considerado uma disciplina paralela à pintura, mediante a qual se efetuavam obras pictóricas de maior resistência que aquela. Atualmente, tem um expressivo ressurgimento no qual explora novas  técnicas e soluções adequadas para o mundo contemporâneo, com elevadas qualidades expressivas, valorizando, inovando e  personalizando o universo decorativo.